Em seu penúltimo dia de programação, nesta sexta-feira (30/10), a 2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra apresenta quatro trabalhos de artistas de Rio Preto produzidos especialmente para a internet, sendo dois deles inéditos.
A mostra é realizada pelo Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. as atrações são gratuitas e apresentadas ao vivo no Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2). Algumas apresentações acontecem pela plataforma Zoom.
A primeira atração desta sexta, às 11 horas, é a performance “Comida Estranha”, do artista Orniz, que busca mostrar que o comer também é um ato político e estético.
Às 19 horas, tem a estreia da performance “Na Cama Sem Madonna”, com o ator Murilo Gussi. Ele abre as portas de seu quarto e em sua cama relata com humor acontecimentos relacionados à sua homossexualidade, passando por episódios de preconceito e auto aceitação, além de compartilhar através de números musicais suas experiências como drag queen e a influência de Madonna ao longo de sua trajetória.
O público poderá conferir às 21 horas a apresentação de “Arquitetura Sanitária”, trabalho da Companhia Imaginária e da Cia. Os Cogitadores. Convidados a refletir a partir de um cômodo da casa, a obra apresenta dez personagens em uma reunião do Zoom.
Encerrando a programação desta sexta, às 23h59, Tauã Teixeira, da Companhia Imaginária, vem com a peça performativa “A História da Mentira”, livre ensaio sobre sua própria história com a mentira e, também, uma analogia dessa história pessoal com registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade.
A WinMostra vai até o sábado (31/10), apresentando ao todo 16 trabalhos de artistas rio-pretenses, sendo 12 deles inéditos. As obras performáticas unem teatro, dança, audiovisual, literatura, stand up, artes visuais, instalação, música, culinária e projeção multimídia.
Durante a realização da mostra, todos os dias, ao final da programação, o artista transdisciplinar e pesquisador Tales Frey fará micro críticas dos trabalhos apresentados. As micro críticas serão em formato de video, com até 1 minuto de duração, e serão publicadas nos stories do Núcleo 2 (@artenucleo2).
SERVIÇO:
2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra
Quando: 27 a 31 de outubro
Onde: canais do Agrupamento Núcleo 2 – Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) | Facebook (@agrupamentonucleo2)
Realização: Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto
Saiba mais: www.nucleo2.com.br
PROGRAMAÇÃO DIA 30, SEXTA-FEIRA
COMIDA ESTRANHA
Orniz
11h – www.youtube.com/Nucleo2 | facebook.com/agrupamentonucleo2 | Tik Tok
Sinopse:
O ato de comer nos acompanha desde quando ainda éramos primatas. No entanto, nossa alimentação nem sempre foi a mesma. As facilidades do mundo moderno trouxeram consigo a monotonia alimentar, nos acostumamos com o que está pronto e enlatado, não nos importamos com a procedência dos alimentos e, de monocultura em monocultura, continuamos sendo colônia do velho mundo. Comida estranha é uma performance culinária gastro-revolucionária, mostrando que o comer também é um ato político e estético.
Ficha técnica:
Artista/Performer: Wagner Orniz
Produção: Gabriela Andrade
Livre. 30 minutos
NA CAMA SEM MADONNA
Murilo Gussi
19h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2
Sinopse:
O ator Murilo Gussi abre as portas de seu quarto e em sua cama relata com humor acontecimentos relacionados à sua homossexualidade, passando por episódios de preconceito e auto aceitação, além de compartilhar através de números musicais suas experiências como drag queen e a influência de Madonna ao longo de sua trajetória.
Ficha técnica:
Criação e interpretação – Murilo Gussi
Livre. 45 minutos.
ARQUITETURA SANITÁRIA
Companhia Imaginária e Cia. Os Cogitadores
21h – Zoom
Sinopse:
Convidados a refletir a partir de um cômodo da casa, a obra apresenta dez personagens em uma reunião do Zoom, cada um falando a partir de seu próprio banheiro. Suas falas os situam no presente, no momento em que uma pandemia se alastra por nosso país e por diversas partes do mundo. O banheiro se transforma em múltiplas metáforas políticas, sociais, sexuais, afetivas. No segundo momento da peça, o autor se apresenta como um sujeito deslocado temporalmente, alguém que está no futuro. Como é esse futuro pós-apocalíptico, qual a arquitetura dele? A apresentação, pensada para ser realizada através da plataforma Zoom, traz ao público a proposta de que participem da experiência de dentro de seus banheiros.
Ficha técnica:
Texto e direção Tauã Teixeira
Produção Companhia Imaginária e Os Cogitadores
Elenco Alison Bernardes, Anna Raquel Martins, Christina Martins Medro, Fabiana Pezotti, Geyson Luiz, Inajara Fabiana, Marcelo Sousa, Matheus Leonel, Tauã Teixeira e Vanessa Cornélio.
Livre. 60 minutos.
HISTÓRIA DA MENTIRA
Companhia Imaginária
23h59 – Zoom
Sinopse:
Parresia, do grego parrhêsia, significa “coragem de dizer a verdade”, “falar livremente”, “dizer tudo” – ainda que, ao dizer tudo, você arrisque também perder alguma coisa. Talvez você perca tudo. Há um risco na verdade. Essa peça performativa é um livre ensaio sobre a minha própria história com a mentira – sua origem, sua cronologia, seu desenvolvimento; e, também, uma analogia dessa história pessoal com o que temos de registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade.
Ficha técnica:
Concepção, dramaturgia, direção e performance de Tauã Teixeira
Produção Companhia Imaginária
Provocação cênica Maria Amélia Farah e Janaina Leite
Polígrafo desenvolvido pela Robo.Art (Vinícius Dall’Acqua e Gustavo Arão)
Trilha sonora: Raphael De Luca
16 anos. 50 minutos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Graziela Delalibera